Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2011

Apego Primordial



Como uma boa Bióloga, tenho certo conhecimento em comportamento animal, em específico o Apego primordial, como mãe, resolvi me aprofundar nesse assunto. Hoje em dia em vários livros, artigos e sites tem se falado muito em vínculo mãe/ filho, a importância disso e várias dicas de como melhorar o mesmo. Com base nisso, li alguns artigos relacionados a isso.. e achei alguns bem interessantes. 

Primeiro:
Etologia: Estuda o comportamento animal.
Graças a Darwin e Lamarck que introduziram definitivamente no pensamento biológico a idéia de que as estruturas morfológicas estão sujeitas à evolução, vê o comportamento das espécies como um fator evolutivo importante. Isso ocorreu por volta do inicio do século XX.
Vínculo: (latim vinculum, -i, laço, atilho, relação de amizade ou parentesco)
s. m.
1. Liame; vincilho.
2. Laço; atilho; nó.
3. Tudo o que ata, liga ou aperta. = laço, nó
4. Aquilo que liga ou estabelece uma relação (ex.: vínculo laboral).
5. Fig. Morgadio.
6. Bens vinculados.

O termo apego é definido como todo comportamento que busca a manutenção da proximidade de um indivíduo específico, mais preparado para lidar com a vida, sendo a figura de apego, este indivíduo (Bowlby, 1969/1984).

Os 6 primeiros meses de vida de uma bebê são muito importantes, e o tipo de vínculo que ele tem com a sua mãe/ cuidadora vai dizer muito sobre ele futuramente. Os trabalhos de Splitz(1965) demonstraram que a criança estabelece uma relação pessoal com quem cuida dela. Caso esse vínculo seja rompido por quaisquer que sejam os motivos isso vai desencadear choro inconsolável no bebê, especialmente no segundo semestre de vida. 

Esse vínculo é o que gera a confiança do bebê e a sua dependência, quando não estabelecida o bebê pode ficar desconfiado e até morrer. Dos 91 bebês de um orfanato, separados de suas mães desde os 3 meses, 34 morreram antes dos dois anos. Cada enfermeira tinha a seu cargo 10 bebês. Os  que sobreviveram, mais tarde, mostraram falta de afeto, evitavam o contato, sendo insociáveis. (Spitz, R .A. (1965). The First Year of Life. New York: International Universities.)

O ser humano é essencialmente um ser de vinculação, pois somos seres de afeto. O afeto é a energia psíquica que projetamos em todos os indivíduos com quem nos relacionamos, sendo, nosso elo(Wilheim, 1992/2003).

Esses três primeiros semestres são o chamado Apego primordial.
A partir destes atos, o bebê torna-se capaz de enfrentar o mundo, ou seja, continuar seu processo de maturação. Estas condições possibilitam no bebê a capacidade de ter sentimentos, correspondendo aos sentimentos da mãe que se identifica com ele (Winnicott, 1988).

Segundo o autor, a princípio é o ato físico de cuidar do organismo do bebê que terá um resultado satisfatório ou desfavorável em termos psicológicos. Segurar e manipular de forma adequada é que facilitará sua maturação, sendo a atitude contrária resultante de incessante interrupção da maturação. Os bebês que forem bem segurados poderão adquirir confiança em um mundo aparentemente amigável, podendo atravessar as fases de seu desenvolvimento de forma adequada. 

O relacionamento do bebê com o mundo baseia-se no padrão que é desenvolvido gradualmente, de acordo com a experiência vivenciada entre mãe e bebê. À medida que o bebê prossegue em seu processo maturacional, as experiências vão ficando mais complexas. As falhas de adaptação da mãe possibilitam que a criança aprenda a reagir às frustrações, tornando-se mais adaptada a esses momentos.
(texto extraído do site: www.psicologiananet.com.br)

O contato pele a pele do recém-nascido com a mãe, a audição, o olfato, a visão e o paladar, farão com que ele “re-conheça” e organize o vínculo pré-natal. Isso fornecerá os alicerces para a constituição de sua identidade (Wilheim, 1992/2003).
Bem, espero que tenha sido útil.

Eu sempre sigo todas as dicas que encontro para fortalecer o vínculo com o meu pequeno, massagens, brincadeiras, relaxar na hora de mamar e fixar bem os olhos nele nesse momento sempre são deliciosas de fazer e que funcionam sim...
Beijos.