Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alergia alimentar (Parte II)


A lactose que se houve falar muito hoje em dia, é incapaz de causar alergia, já que por sua vez é um açúcar, ou seja, a lactose não possui alerginicidade*. No caso da lactose o termo usado é intolerância. No entanto,  as proteínas possuem sítios ativos que provocam a alergia a depender da sensibilidade de cada um. Essa capacidade de alguns componentes causarem alergia, são os chamados alérgenos.
Existem vários alérgenos alimentares, sendo mais freqüentemente citado:  o leite, a carne de vaca, a soja, o trigo, o ovo, o peixe, o tomate, a laranja, a banana, nozes, chocolates e cereais. 


Proteína do leite de vaca 

A alergia é causada em crianças por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê.

O leite de vaca além de ser o que mais possui antígenos alimentares é o que esta mais no dia-a-dia de todos. Baseado em estudos, o leite possui mais de 20 proteínas com atividades antigênicas com graus diferentes, cada uma possuindo mais de 30 sítios alergênicos.
O que ocorre na alergia é a produção exagerada de imunoglobulinas contra os sítios alergênicos, causando reações diversas. As proteínas do leite mais envolvidas na alergia são as caseínas, a beta-lactoglobulina e a alfa-lactoalbumina. A alergia verdadeira é causada pelas imunoglobulinas E (IgE), em resposta à presença destas proteínas consideradas como antigênicas pelo sistema imunológico das crianças. 

Nas crianças essa alergia é um fenômeno com duração variável podendo reverter até os 3 anos. Os sintomas em geral aparecem nos primeiros três meses de vida, eventualmente já a partir do segundo dia.

Sim, mais o que é essa alergia verdadeira?

A alergia verdadeira é uma reação em que envolve o o sistema imunológico do corpo, com formação de anticorpos nas células brancas do sangue. O sistema imunológico combate os invasores estranhos ao corpo usando os anticorpos. Quando esses invasores são bactérias e vírus perigosos, a resposta imunológica é necessária e desejável. No caso da alergia às proteínas do leite essa resposta imunológica seria desnecessária, além de causar diversos problemas.
O nosso sistema imune age atacando os sítios ativos das proteínas e cada ação dessa gera a reação, que por sua vez, afeta nosso organismo. É muito difícil inativar esses sítios, por isso o mais indicado é eliminar da alimentação as proteínas que contenham sítios alergênicos ativos.

* Alergenicidade: É o potencial de reação alérgica que determinados alimentos podem causas em humanos/animais.

Espero que estejam gostando...\o
Beijos, inté mais...

Me sigam no twitter: @droppa