Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

Água, dar ou não?



Meu príncipe tem 4 meses e ele só se alimenta de leite materno. Devido ao calor comecei a dar água, cerca de 50 ml de água fresquinha durava um dia inteiro. Ele adorava, além de usar a mamadeira como mordedor eu acreditava que fazia um bem danado, afinal é água (eu pensava).

Sim, eu disse tudo no passado, parei e vou dizer o por que.
A água ou qualquer outro líquido pode interferir no processo de digestão. O processo digestivo tem seu inicio desde a boca, com ação de enzimas, a água por sua vez dilui essas enzimas, acarretando em uma diminuição no potencial de ação. A quebra dos alimentos se torna ineficiente.

O leite é rico em nutrientes e inclusive é composto por 80% de água. Contudo, infelizmente isso traz um malefício que é a não absorção total dos nutrientes provenientes do leite materno, fazendo com que o leite perca o seu vigor. Então, aquela história que o leite fica fraco, é exatamente isso, não tem correlação com a produção do leite e sim o digestão do bebê.

Que fique claro, a água só não é necessária para lactentes exclusivos a leite materno, bebês que recebem complemento tem necessidade de água.

Cada um faz suas escolhas,  água não faz mal.. mas já que perde alguma propriedade, que tal esperarmos mais um pouquinho para adicionarmos qualquer outro tipo de alimento? E isso também serve para a gente que sempre se alimenta com algum líquido ao mesmo tempo.

Fica a dica.

Beijos e muito obrigada pelas visitas :)