Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dentinhos, dentes e dentões


Eu como mãe de primeira viagem, não sabia (até hoje) os indícios de dentinhos à vista. Hoje de manhã eles arranharam meus dedos e quando olhei.. Txaraaaaam gengivinha rasgada e um branquinho surgiu parecendo uma lixa... o famoso e assustador DENTINHO. 
Digo assustador por ouvir reclamações das mamães que amamentam e relatam a dor de cada mordidinha que nossos lindos babies nos proporcionam durante as mamadas.
Os bebês sofrem isso a depender de cada um, no meu caso, ou melhor no caso do Bruninho, não dormiu bem e colocava alucinadamente tudo na boca, sem febre. Ufa!

Sempre que lembrava (isso era umas 4 vezes por semana) passava a escovinha de silicone (chamada de dedeira, mas acho muito feio esse nome) que é mais um massageador, além dele a-d-o-r-a-r, pois aliviava o tal coça-coça acabava limpando a região e retirando os resíduos de leite. Também usei a gaze umidecida, principalmente quando recém nascido, mas hoje prefiro o massageador. Recapitulando, esse tal massageador que eu usava (e uso), além de diminuir a coceira, deixa a pele da gengiva mais fina, facilitando o rompimento da gengiva acelerando a saída do dente . Aliviando o sofrimento dos nosso filhotes. Por isso o uso contínuo do massageador virou rotininha na vida do meu príncipe.
Esse cuidado vai prevenir o aparecimento de cáries e preparar a gengiva para a erupção dos próximos dentes.  
                                                Massageador


  • Tive a ajuda do nenê dente nesse ultimo mês, que anestesia o local.





Uma dúvida surgiu, e agora o que devo fazer já que meu filho passou a ter dentes?

E resolvi pesquisar...

Achei um site muito bom e bem completo, cheio de informações que foram surpreendentes.

Você sabia que antes mesmo da erupção dos dentes já deve-se visitar um dentista?

Pois é, o mais indicado é isso. A visita com o dentista é necessária além de deixar nós mamães a par do assunto, como medidas preventivas (orientação, escovação, flúor e selante) que evitam o aparecimento da cárie e da doença gengival também como o estabelecimento de um vínculo afetivo com o odontopediatra.
Logo quando comecei a comprar o enxoval, tive grande curiosidade nas mamadeiras e demorei um tanto para entender o motivo de tantos modelos. E como dica da vendedora, optei por comprar as com bicos fisiológicos, apenas por dizerem que eles não estranham por se assemelhar ao peito da mãe. E hoje, descobri que não é apenas esse o motivo destas serem as mais indicadas, bebês que não podem ser amamentados no peito e necessitam de mamadeiras essas com bicos especiais (fisiológicos) possuem um furinho menor que é justamente para o bebe se esforçar para conseguir sugar. Esse esforço que seria o equivalente ao dado no seio materno é que garantem um bom posicionamento da língua e estimula a musculatura e o crescimento da mandíbula.

Com apenas um dentinho já indica usar escovinhas com cerdas bem macias.. Quando o bebê já tiver 4 dentes, o uso do creme dental já é importante. Porém a quantidade deve ser mínima, já que normalmente eles engolem.

Achei também um mapa da boca da primeira dentição e ao lado um espaço para adicionarmos a data.. (adoronnn).



Muito bom saber de tudo isso..

Segunda-feira vou à procura de um odontopediatra e marcarei uma consultinha para o meu gostosinho.

Segue o link do site, para todas tirarem as dúvidas referente ao assunto..

Beijos e lembre-se: Fica a dica

Bom final de semana.