Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Alergia alimentar (Parte I)


Alergia alimentar é um assunto de grande interesse entre as mamães de plantão. É uma preocupação imensa que isso acarreta na vida de todas nós. Por ser um assunto extenso, separei em dois post's. Esse primeiro vou falar o que ocasiona a alergia alimentar e no próximo falarei sobre alergia à proteína do leite de vaca.  Beijos, espero que gostem.

O que alergia alimentar?


É a sensibilização de um indivíduo a uma ou mais proteínas alimentares, absorvidas através de uma mucosa intestinal permeável.

O trato intestinal é permeável, permitindo assim a entrada de antígenos* provenientes dos alimentos que ingerimos. 

O que é a permeabilidade intestinal?

Alguns antígenos* macromoleculares podem ser absorvidos por células do tecido epitelial que revestem a mucosa do intestino.  Quando chega a determinada concentração dessas macromoléculas, formam-se pequenas vesículas, estas por sua vez unem-se aos lisossomos, ocorrendo a digestão intracelular. Porém, pequena quantidade de moléculas ingeridas pode escapar da digestão e migrar para a superfície basal, ocorrendo um deposito na região.  A incapacidade de digestão dessas partículas e esse depósito denominam-se permeabilidade intestinal.

A absorção do antígeno* pela mucosa intestinal e a conseqüente sensibilização pelo mesmo, estão na dependência direta de dois fatores: permeabilidade aumentada da mucosa do intestino e uma deficiência do sistema imunológico.

Essa permeabilidade é mais intensa quanto mais jovem for o individuo, motivo pelo qual nossos bebês possuem uma permeabilidade aumentada.  O que piora a situação dos nossos filhotes é a imaturidade imunológica que eles possuem, não conseguindo bloquear essas macromoléculas, dessa forma alcançam a superfície celular e a circulação geral. Como conseqüência os recém-nascidos e os lactentes se tornam susceptíveis a desenvolver fenômenos alérgicos quando submetidos precocemente a alimentos ricos em antígenos alimentares.

*Antígenos: é toda partícula ou molécula capaz de gerar uma resposta imune, também chamada  vulgarmente de corpo estranho. 

Continua...