Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dentinhos, dentes e dentões


Eu como mãe de primeira viagem, não sabia (até hoje) os indícios de dentinhos à vista. Hoje de manhã eles arranharam meus dedos e quando olhei.. Txaraaaaam gengivinha rasgada e um branquinho surgiu parecendo uma lixa... o famoso e assustador DENTINHO. 
Digo assustador por ouvir reclamações das mamães que amamentam e relatam a dor de cada mordidinha que nossos lindos babies nos proporcionam durante as mamadas.
Os bebês sofrem isso a depender de cada um, no meu caso, ou melhor no caso do Bruninho, não dormiu bem e colocava alucinadamente tudo na boca, sem febre. Ufa!

Sempre que lembrava (isso era umas 4 vezes por semana) passava a escovinha de silicone (chamada de dedeira, mas acho muito feio esse nome) que é mais um massageador, além dele a-d-o-r-a-r, pois aliviava o tal coça-coça acabava limpando a região e retirando os resíduos de leite. Também usei a gaze umidecida, principalmente quando recém nascido, mas hoje prefiro o massageador. Recapitulando, esse tal massageador que eu usava (e uso), além de diminuir a coceira, deixa a pele da gengiva mais fina, facilitando o rompimento da gengiva acelerando a saída do dente . Aliviando o sofrimento dos nosso filhotes. Por isso o uso contínuo do massageador virou rotininha na vida do meu príncipe.
Esse cuidado vai prevenir o aparecimento de cáries e preparar a gengiva para a erupção dos próximos dentes.  
                                                Massageador


  • Tive a ajuda do nenê dente nesse ultimo mês, que anestesia o local.





Uma dúvida surgiu, e agora o que devo fazer já que meu filho passou a ter dentes?

E resolvi pesquisar...

Achei um site muito bom e bem completo, cheio de informações que foram surpreendentes.

Você sabia que antes mesmo da erupção dos dentes já deve-se visitar um dentista?

Pois é, o mais indicado é isso. A visita com o dentista é necessária além de deixar nós mamães a par do assunto, como medidas preventivas (orientação, escovação, flúor e selante) que evitam o aparecimento da cárie e da doença gengival também como o estabelecimento de um vínculo afetivo com o odontopediatra.
Logo quando comecei a comprar o enxoval, tive grande curiosidade nas mamadeiras e demorei um tanto para entender o motivo de tantos modelos. E como dica da vendedora, optei por comprar as com bicos fisiológicos, apenas por dizerem que eles não estranham por se assemelhar ao peito da mãe. E hoje, descobri que não é apenas esse o motivo destas serem as mais indicadas, bebês que não podem ser amamentados no peito e necessitam de mamadeiras essas com bicos especiais (fisiológicos) possuem um furinho menor que é justamente para o bebe se esforçar para conseguir sugar. Esse esforço que seria o equivalente ao dado no seio materno é que garantem um bom posicionamento da língua e estimula a musculatura e o crescimento da mandíbula.

Com apenas um dentinho já indica usar escovinhas com cerdas bem macias.. Quando o bebê já tiver 4 dentes, o uso do creme dental já é importante. Porém a quantidade deve ser mínima, já que normalmente eles engolem.

Achei também um mapa da boca da primeira dentição e ao lado um espaço para adicionarmos a data.. (adoronnn).



Muito bom saber de tudo isso..

Segunda-feira vou à procura de um odontopediatra e marcarei uma consultinha para o meu gostosinho.

Segue o link do site, para todas tirarem as dúvidas referente ao assunto..

Beijos e lembre-se: Fica a dica

Bom final de semana.

9 comentários:

Chama a mamãe disse...

Olá,
Gostei muito das informações. Minha princesa tem 1 ano e 3 meses e nada de dentes até agora!!!!!! A pouco tempo tive o conhecimento de que usar essa "dedeira" ajuda a pele a ficar mais fica....talvez era isso que estava faltando pq esta superrrrrrrrrrrrrrrrr inxada a gengiva faz um tempãooooo.
Vou procurar tb uma odontopediatra!
Bjos e boa sorte.

Jackie disse...

Oláaaaaaa, sabe que o davi tem 09 meses mas ainda nem sinal dos dentes, o pediatra diz que pelo jeito vai demorar. Eu já procurei o massageador,mas como não tinha no dia eu desencanei, tbm fiquei de ver um ondontopediatra, mas fiquei com medo de parecer exagerada uahuhauahuaah são tantas dúvidas sobre essa fase... mas vou perder a vergonha e marcar o ondonto , assim vou estar mais preparada pra isso, pq tenho até medo de quando nascerem os dentes, o Davi já é bravo demais, imagina com dentes nascendo affff

Obrigada pelas dicas!!!!!!

Roteiro Baby disse...

Boas dicas.
Minha filha está com 6 meses e eu já comprei o Nenê Dent porque já me disseram eu eu vou precisar em breve...

Felicidade disse...

Nossa essa fase dos dentes deve ser bem chatinha,pq incomoda os bebezinhos né...
Estou te seguindo flor. beijinhoos

Unknown disse...

Oi Daniela,
Que fase mais gostosa o nascer dos dentinhos. Haja paciência, é verdade, mas a gente começa a perceber que eles crescem. óbvio que a gente sabia disso desde do inicio, mas ver é outra história, né.
Boa sorte nesta etapa...eu estou na fase de ser mãe de criança, cujos dentes caem (risos)
Achei muito precipitado ir ao dentista ainda bebê, vc não acha? Pode até ser que seja verdade as informações citadas, afinal tem coerencia, mas será que a gente precisa de tanta prevenção assim?
Mas...falamos disso depois. Agora, eu vim aqui agradecer pela sua participação na nossa pesquisa da blogosfera materna: obrigada! Acabod e publicar a lista na íntegra dos 80 blogs que responderam a pesquisa. passa lá, qdo puder para das uma bisbilhotadinha na nossa lista e inté o próximo dente. ops, próximo post!

Gustavo Camilo (Tio Dentista) disse...

Daniela, como vai?

Estava vendo suas experiências com o nascimento dos dentinhos do seu pequeno príncipe. Parabéns!
Fico feliz em saber que se preocupa com a saúde bucal dele desde cedo. É isso aí!
Ah, esqueci de me apresentar. Meu nome é Gustavo, sou Odontopediatra e tenho um blog de Odontopediatria voltado especialmente pra vocês: mamães! É o Blog do Tio Dentista (www.tiodentista.com.br). Apareça para uma visita! Qualquer dúvida, entre em contato: tiodentista@gmail.com. Será um prazer conversar e trocar experiências com você e suas amigas mamães!
Um grande abraço!

Gustavo Camilo (Tio Dentista)
Odontopediatra

Chama a mamãe disse...

Passa lá no meu blog, tem um selinho pra vc
Bjos

Chama a mamãe disse...

Oi Dani, vc esta sumidinha hein!!!Esta td bem??
tem selinho pra vc lá no blog
Bjos

Chama a mamãe disse...

Amigaaa,
Tem selinho lá no blog para você!!!!!!
Bjinhus